Muito se engana quem pensa que os jogos, hoje em dia, apenas oferecem oportunidades de distração na internet. Pelo contrário, pois esse é um mercado em constante ascensão que, aliás, oferece inúmeras oportunidades profissionais e é embasada por cursos de graduação para quem gosta de games!
Já imaginou juntar diversão e profissão e se tornar um desenvolvedor de jogos digitais? Ou, ainda, alguém apto para realizar testes e fazer observações e alterações? São diversas, na verdade, as alternativas profissionais que estão presentes nessa área.
ESTÁCIO: Conheça os cursos da Estácio e ganhe até 50% de bolsa! Clique aqui e saiba mais: https://matriculas.estacio.br/cursos!
Confira, abaixo, como é possível se tornar um profissional da área de games, bem como são os cursos de graduação existentes dentro desse ramo.
Graduação para quem gosta de games: Veja opções
São diversos os cursos que são oferecidos por Universidades no Brasil e ao redor do Mundo e que são relacionados à área de jogos digitais. Dentre eles estão aqueles que dedicam ao desenvolvimento do visual do jogo, de ferramentas para melhora a experiência gamer ou mesmo de tecnologias que integrarão as próximas versões da ferramenta.
Separamos os principais deles abaixo. Confira e analise se você está pronto para entrar no mercado de trabalho em uma área moderna e que pode transformar sua diversão em profissão.
1. Jogos digitais oferece noções sobre todo o processo de criação de um jogo
O primeiro curso de nossa lista de graduação para quem gosta de games é justamente o relacionado aos Jogos Digitais.
Ou seja, nele são estudados especificamente esses jogos e o seus desenvolvimentos em plataformas diversas. Ao aluno são apresentadas todas as etapas relacionadas à criação de um novo game.
Outros pontos importantes do curso são relacionados às noções de cenário digital e estratégias no desenvolvimento de jogos, assim como a finalização do game para comercialização.
Esse curso possui duração de somente 02 anos e é oferecido por algumas universidades privadas do país.
2. Design de Games é graduação para quem gosta de games
Esse curso se dedica ao desenvolvimento de projetos de criação de um jogo e não necessariamente ao visual que ele apresentará. Nesse caso, esse profissional desenvolve a idéia que norteará o novo game.
Cabe ressaltar que não apenas jogos de entretenimento digital estão previstos aqui, mas também para instituições privadas e públicas e educacionais. Nesse caso, o profissional é apto, ainda, nas áreas relacionadas às tendências do mercado pra jogos.
3. Design gráfico se relaciona à criação da imagem do game
Enquanto o profissional formado na graduação para quem gosta de game do item anterior é responsável por pensar no jogo em si, aqueles cuja formação seja Design Gráfico possuem a competência de desenvolver o processo na prática, criando cenários e personagens.
Ou seja, quem sonha em desenvolver gráficos visuais para jogos tem no Design Gráfico uma ótima opção de graduação.
4. Artes visuais
Embora a princípio esse curso não esteja completamente relacionado ao assunto de games, a correlação surge ao se considerar que o trabalho deles é constantemente aplicado em jogos.
Isso porque são responsáveis por criar desenhos que podem ser utilizados no game.
5. Engenharia de Software
A quinta opção de graduação para quem gosta de games da nossa lista diz respeito à Engenharia de Software. Esse curso é referente à programação de jogos e a adaptação deles para outras plataformas.
Também, o engenheiro de software é apto para criar novas tecnologias que possam auxiliar no melhor desenvolvimento dos jogos, bem como para identificar eventuais problemas com o funcionamento do game e então apresentar alternativas de conserto.
6. Tecnologia da Informação
Nesse caso, a formação do profissional em Tecnologia da Informação o torna competente para coordenar equipes responsáveis pelo desenvolvimento de games.
Esse curso também é ofertado na modalidade de tecnólogo, podendo ter seu tempo de duração limitado sem que o profissional seja prejudicado nos seus conhecimentos que podem ser aplicados em games.
Além dos cursos aqui citados, é possível afirmar que existem outras graduações para quem gosta de games que podem aproximar o profissional à área de jogos!
Por exemplo, é possível se apostar em uma graduação em Jornalismo para, depois, especializar-se em review e críticas de games novos. Aliás, atualmente existem diversos sites de sucesso em que jornalistas fazem críticas e materiais diversos sobre o mundo da cultura pop, inclusive sobre games.
Os cursos de marketing e também de publicidade e propaganda também são dois tipos de graduação para quem gosta de games, uma vez que é possível utilizar jogos para a realização de tarefas daqueles. Ainda, é possível se especializar, por exemplo, na divulgação de jogos e outros materiais do tipo, o que pode ser um grande diferencial no mercado.
Por fim, ressalta-se que o mercado de jogos, não só no Brasil, cresce constantemente. Isso se deve à popularização dos jogos digitais e também pelo vencimento de barreiras preconceituosas que muitas vezes os obstavam.
Portanto, se o seu sonho for trabalhar com áreas relacionadas aos jogos digitais, não deixe de considerar nossa lista e de ir atrás da graduação e trabalho dos seus sonhos!
Published by