graduação para quem gosta de games

Curte jogos digitais? Conheça cursos de graduação para quem gosta de games

Muito se engana quem pensa que os jogos, hoje em dia, apenas oferecem oportunidades de distração na internet. Pelo contrário, pois esse é um mercado em constante ascensão que, aliás, oferece inúmeras oportunidades profissionais e é embasada por cursos de graduação para quem gosta de games!

Já imaginou juntar diversão e profissão e se tornar um desenvolvedor de jogos digitais? Ou, ainda, alguém apto para realizar testes e fazer observações e alterações? São diversas, na verdade, as alternativas profissionais que estão presentes nessa área.

graduação para quem gosta de games

ESTÁCIO: Conheça os cursos da Estácio e ganhe até 50% de bolsa! Clique aqui e saiba mais: https://matriculas.estacio.br/cursos!

Confira, abaixo, como é possível se tornar um profissional da área de games, bem como são os cursos de graduação existentes dentro desse ramo.

Graduação para quem gosta de games: Veja opções

São diversos os cursos que são oferecidos por Universidades no Brasil e ao redor do Mundo e que são relacionados à área de jogos digitais. Dentre eles estão aqueles que dedicam ao desenvolvimento do visual do jogo, de ferramentas para melhora a experiência gamer ou mesmo de tecnologias que integrarão as próximas versões da ferramenta.

Separamos os principais deles abaixo. Confira e analise se você está pronto para entrar no mercado de trabalho em uma área moderna e que pode transformar sua diversão em profissão.

1.      Jogos digitais oferece noções sobre todo o processo de criação de um jogo

O primeiro curso de nossa lista de graduação para quem gosta de games é justamente o relacionado aos Jogos Digitais.

Ou seja, nele são estudados especificamente esses jogos e o seus desenvolvimentos em plataformas diversas. Ao aluno são apresentadas todas as etapas relacionadas à criação de um novo game.

graduação para quem gosta de games

Outros pontos importantes do curso são relacionados às noções de cenário digital e estratégias no desenvolvimento de jogos, assim como a finalização do game para comercialização.

Esse curso possui duração de somente 02 anos e é oferecido por algumas universidades privadas do país.

2.      Design de Games é graduação para quem gosta de games

Esse curso se dedica ao desenvolvimento de projetos de criação de um jogo e não necessariamente ao visual que ele apresentará. Nesse caso, esse profissional desenvolve a idéia que norteará o novo game.

Cabe ressaltar que não apenas jogos de entretenimento digital estão previstos aqui, mas também para instituições privadas e públicas e educacionais. Nesse caso, o profissional é apto, ainda, nas áreas relacionadas às tendências do mercado pra jogos.

3.      Design gráfico se relaciona à criação da imagem do game

Enquanto o profissional formado na graduação para quem gosta de game do item anterior é responsável por pensar no jogo em si, aqueles cuja formação seja Design Gráfico possuem a competência de desenvolver o processo na prática, criando cenários e personagens.

Ou seja, quem sonha em desenvolver gráficos visuais para jogos tem no Design Gráfico uma ótima opção de graduação.

4.      Artes visuais

Embora a princípio esse curso não esteja completamente relacionado ao assunto de games, a correlação surge ao se considerar que o trabalho deles é constantemente aplicado em jogos.

Isso porque são responsáveis por criar desenhos que podem ser utilizados no game.

5.      Engenharia de Software

A quinta opção de graduação para quem gosta de games da nossa lista diz respeito à Engenharia de Software. Esse curso é referente à programação de jogos e a adaptação deles para outras plataformas.

Também, o engenheiro de software é apto para criar novas tecnologias que possam auxiliar no melhor desenvolvimento dos jogos, bem como para identificar eventuais problemas com o funcionamento do game e então apresentar alternativas de conserto.

6.      Tecnologia da Informação

Nesse caso, a formação do profissional em Tecnologia da Informação o torna competente para coordenar equipes responsáveis pelo desenvolvimento de games.

Esse curso também é ofertado na modalidade de tecnólogo, podendo ter seu tempo de duração limitado sem que o profissional seja prejudicado nos seus conhecimentos que podem ser aplicados em games.

Além dos cursos aqui citados, é possível afirmar que existem outras graduações para quem gosta de games que podem aproximar o profissional à área de jogos!

Por exemplo, é possível se apostar em uma graduação em Jornalismo para, depois, especializar-se em review e críticas de games novos. Aliás, atualmente existem diversos sites de sucesso em que jornalistas fazem críticas e materiais diversos sobre o mundo da cultura pop, inclusive sobre games.

Os cursos de marketing e também de publicidade e propaganda também são dois tipos de graduação para quem gosta de games, uma vez que é possível utilizar jogos para a realização de tarefas daqueles. Ainda, é possível se especializar, por exemplo, na divulgação de jogos e outros materiais do tipo, o que pode ser um grande diferencial no mercado.

Por fim, ressalta-se que o mercado de jogos, não só no Brasil, cresce constantemente. Isso se deve à popularização dos jogos digitais e também pelo vencimento de barreiras preconceituosas que muitas vezes os obstavam.

Portanto, se o seu sonho for trabalhar com áreas relacionadas aos jogos digitais, não deixe de considerar nossa lista e de ir atrás da graduação e trabalho dos seus sonhos!

Published by